Reino Unido prepara-se para o lançamento da vacina Oxford-AstraZeneca

As primeiras doses da vacina de coronavírus Oxford-AstraZeneca devem ser administradas enquanto o Reino Unido acelera seu programa de vacinas para enfrentar um aumento repentino de casos.


Escrita Por: Administração | Publicado: 4 years ago | Vizualizações: 57 | Categoria: Saúde


Mais de meio milhão de doses da vacina estão prontas para uso nesta segunda-feira. O secretário de saúde Britânico descreveu-o como um "momento crucial" na luta do Reino Unido contra o vírus, pois as vacinas ajudarão a conter as infeções e, em última instância, permitirão que as restrições sejam suspensas.

Mas o PM alertou que regras mais rígidas sobre vírus podem ser necessárias no curto prazo.

Boris Johnson disse que as restrições regionais na Inglaterra estão "provavelmente prestes a ficar mais rígidas", à medida que o Reino Unido luta para controlar uma nova variante do vírus que se espalha rapidamente.

No domingo, mais de 50.000 novos casos confirmados da Covid foram registrados no Reino Unido pelo sexto dia consecutivo, levando o Partido Trabalhista a solicitar um terceiro bloqueio nacional na Inglaterra.

Seis hospitais - em Oxford, Londres, Sussex, Lancashire e Warwickshire - começarão a administrar o jab Oxford-AstraZeneca na segunda-feira, com 530.000 doses prontas para uso.

A vacina Pfizer-BioNTech foi o primeiro jab aprovado no Reino Unido, e mais de um milhão de pessoas já o fizeram.

A primeira pessoa a receber a vacina em 8 de dezembro, Margaret Keenan, já tomou sua segunda dose.

O jab Oxford - que foi aprovado para uso no final de dezembro - pode ser armazenado em temperaturas normais de geladeira, tornando-o mais fácil de distribuir e armazenar do que o jab Pfizer. Também é mais barato por dose.

O Reino Unido garantiu 100 milhões de doses da vacina Oxford-AstraZeneca, o suficiente para a maioria da população.

Residentes e funcionários de lares de idosos, pessoas com mais de 80 anos e funcionários da linha de frente do NHS serão os primeiros a recebê-lo.

O lançamento da vacina Oxford ocorre enquanto as discussões continuam sobre se os alunos devem retornar à escola com os altos níveis atuais de infecções por Covid.

Muitas das escolas primárias da Inglaterra estão abrindo no início do período letivo na segunda-feira, mas há incerteza sobre quantas classes poderiam ser fechadas após o conselho de um sindicato de professores de que não é seguro para o pessoal estar na escola.

 


FONTE: Jornal BBC News edicoa de 04 de Janeiro de 2020, DIsponivel em <https://www.bbc.com/news/uk-55525542>

Partilhar
Comentarios
Publicidade