Feito a partir de quatro partes impressas, o design foi passado para uma impressora 3D da Estação Espacial Internacional, mostrando que se pode produzir um ventilador durante missões espaciais longas. Chris Burns, Euronews - Ishikita Naoyuki é um dos criadores do ventilador. Estamos a falar de tecnologia espacial adaptada à terra? De um kit de anestesia para astronautas. Ishikita Naoyuki, diretor da Divisão de Inovação de Dispositivos Médicos no Niigata National Hospital - As raízes do nosso projeto estão na máquina de anestesia. Mas agora, com a pandemia de Covid-19, precisamos de um ventilador. Por isso, separámos o sistema. Chris Burns, Euronews - E porque é que este ventilador é revolucionário? Ishikita Naoyuki, diretor da Divisão de Inovação de Dispositivos Médicos no Niigata National Hospital - O meu é pneumático. Não precisa de eletricidade. Uma simples bomba de pé e um compressor de ar, ou ar e oxigénio são suficientes para operar o ventilador." Chris Burns, Euronews - E quer torná-lo gratuito em todo o mundo, quando for aprovado pelas entidades reguladoras. Porquê? Ishikita Naoyuki, diretor da Divisão de Inovação de Dispositivos Médicos no Niigata National Hospital - É natural, para ajudar as pessoas. Se partilhar a informação podemos salvar vidas. Existe outra invenção pensada para ajudar outras pessoas que não os astronautas. Feito em Hiroshima, é um ecrã sem toque com imagens 3D que flutua no ar e que se pode manipular com os dedos. Chamado ASKA3D, projeta um painel de cristais líquidos no ar, como um holograma. Já está a ser usado em museus, showrooms e convenções. Significa que não há desgaste nem transmissão de doenças entre os utilizadores. O criador do ASKA3D inspirou-se numa viagem num comboio de alta velocidade. "Durante uma viagem de negócios estava a olhar pela janela do Shinkansen e vi o mundo a 3D. Intuí que se conseguisse armazenar a informação de luz naquela janela de 10 milímetros de espessura conseguiria materializar a imagem aérea", sublinhou, em entrevista à Euronews, Otsubo Makoto, criador do ASKA3D. O potencial está limitado apenas pela imaginação individual. Makoto acrescentou que pode ser usado em diferentes contextos como: "Cinemas, espaços públicos onde se juntam muitas pessoas, máquinas de bilhetes nas estações de comboio, caixas ATM, carros ou num ambiente das fábricas para evitar o toque em painéis."

Missão será lançada de centro espacial da Flórida, nos Estados Unidos. Empresa do bilionário, atual pessoa mais rica do mundo, utilizará foguete reutilizável na viagem.


Escrita Por: Administração | Publicado: 4 years ago | Vizualizações: 62 | Categoria: Tecnologias


SpaceX planeja lançar sua primeira missão de turismo espacial no quarto trimestre de 2021, afirmou a empresa do bilionário Elon Musk em um comunicado nesta segunda-feira (1º).

Além da empresa aeroespacial, Musk também é fundador da Tesla, de veículos elétricos. Ele se tornou a pessoa mais rica do mundo em 2021, ultrapassando Jeff Bezos, da Amazon.

A missão, chamada Inspiration4, será realizada com o foguete reutilizável Falcon 9 da SpaceX, que será lançado a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

A bordo estará Jared Isaacman, fundador e chefe da Shift4 Payments, que vai doar os três assentos ao lado do seu na cápsula Dragon para "indivíduos do público em geral, cuja identidade será anunciada nas próximas semanas", segundo o comunicado.

O site Inspiration4.com foi criado para que as pessoas possam se inscrever e competir por esses lugares. O concurso está aberto a residentes dos Estados Unidos acima dos 18 anos.

Há duas categorias de assentos disponíveis: "generosidade", que exige uma doação à Fundação São Judas, que atua no combate às doenças infantis; e "prosperidade", que pode ser obtido com o compartilhamento de uma história empreendedora.

Os três vencedores receberão, junto com Jared Isaacman, um "treinamento de astronauta comercial SpaceX".

De acordo com a empresa, a missão durará vários dias e os turistas completarão uma órbita na Terra a cada 90 minutos. No final, a cápsula entrará na atmosfera e pousará nas águas da costa da Flórida.

Em novembro de 2020, quatro astronautas foram colocados em órbita com sucesso na cápsula Crew Dragon da SpaceX, antes de alcançar a Estação Espacial Internacional.

Uma semana antes, a cápsula Dragon havia se tornado a primeira espaçonave certificada pela NASA em 40 anos, após os ônibus espaciais, cujo programa terminou em 2011.

Partilhar
Comentarios
Publicidade