O projeto desenvolvido com o intuito de curar a fobia do público, começa a ter maior aceitação nos parques públicos de Tóquio.
Escrita Por: Administração | Publicado: 5 years ago | Vizualizações: 57 | Categoria: Sociedade
De acordo com o site Forbes "a Fundação Nippon sem fins lucrativos lançou "The Tokyo Toilet Project", encarregando 16 arquitetos conhecidos de renovar 17 banheiros públicos localizados nos parques públicos de Shibuya, uma das áreas comerciais mais movimentadas de Tóquio."
A missão era aplicar um design inovador para tornar os banheiros públicos acessíveis a todos, independentemente do sexo, idade ou deficiência, com o objetivo de "que as pessoas se sintam confortáveis ao usar esses banheiros públicos e promover um espírito de hospitalidade para a próxima pessoa", de acordo com uma declaração da Fundação Nippon.
Ate agora foram desenvolvidas duas unidades que têm, cada uma, três cubículos, que são circundados por vidros coloridos transparentes com as seguintes cores: ciano, verde limão, azul, amarelo, rosa ou roxo.
O design transparente tem uma razão prática, que é permitir que uma pessoa verifique facilmente o interior antes de entrar.
“Existem duas preocupações com os banheiros públicos, especialmente aqueles localizados em parques”, explica The Nippon Foundation, a organização sem fins lucrativos. “A primeira é se está limpo por dentro e a segunda é que ninguém está esperando secretamente lá dentro”.
O design conta com uma nova tecnologia de vidro inteligente que torna as paredes opacas quando a porta é trancada não permitindo visibilidade pelo lado de fora, salvaguardando a privacidade da pessoa que usa o toilet no momento.
“À noite, eles iluminam os parques como uma bela lanterna”, de acordo com a Fundação Nippon.
FONTE: Forbes edição de 16 de Agosto de 2020, Disponível em <https://www.forbes.com/sites/suzannerowankelleher/2020/08/16/why-tokyos-new-transparent-public-restrooms-are-a-stroke-of-genius>