DDR abrange metade dos homens previstos

MAIS de 2500 antigos guerrilheiros da Renamo foram abrangidos pelo Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR), processo em curso no país, no quadro dabusca da paz definitiva.


Escrita Por: Administração | Publicado: 4 years ago | Vizualizações: 37 | Categoria: Politica


Os números sãorevelados numa altura em que acaba de encerrar, fim-de-semana último, mais uma base da Renamo no distrito de Zóbuè, em Tete, elevando para 16 o número de quartéis encerrados nas províncias de Sofala, Manica e Tete.

Esta declaração foi feita sábado último pelo enviado pessoal do Secretário-Geral das Nações Unidas para Moçambique e presidente do Grupo de Contacto, Mirko Manzoni, ao testemunhar o encerramento da base militar da Renamo em Zóbuèe o consequentedesarmamento e desmobilização de mais 360 guerrilheiros.

Segundo Manzoni, a reintegração destes homens exigiráumapoio adicional de todos os níveis da sociedade e de todas as partes interessadas, incluindo parceiros de desenvolvimento e o sector privado, que desempenham um papel central na reintegração económica e social.

“Apelamos a todos estes actores para que se associem activamente e mantenham o seu pleno compromisso na causa da paz definitiva em Moçambique”, afirmou Mirko Manzoni.

O presidente do Grupo de Contactodisse que com istoseassinalaum marco significativo na implementação do Acordo de Paz e Reconciliação Nacional de Maputo (Acordo de Maputo), com mais de metade (52%) dos 5.221 beneficiários do DDR agora desmobilizados e na sua jornada para a reintegração económica e social.

“Passou-se pouco mais de um ano desde que os primeiros beneficiários do DDR regressaram à casa, em Junho de 2020, e o encerramento da base de hoje marca a décima base a fechar num total de 16”, acrescenta Manzoni.

Segundo o enviado pessoal do Secretário-Geral das Nações Unidas para Moçambique, este progresso constante realça a natureza irreversível do processo de paz e sublinha o empenho de ambas as partes na conquista da paz definitiva. Face ao complexo cenário provocado pela Covid-19, este progresso é louvável.

Partilhar
Comentarios
Publicidade