Tongaat Hulett: Crise na África do Sul Não Vai Afectar Operações em Moçambique
ATongaat Hulett, multinacional sul-africana que explora as açucareiras de Mafambisse, em Sofala, e de Xinavane, na província de Maputo, garantiu que o processo de resgate empresarial de que está a ser alvo na África do Sul não vai afectar as suas operações em Moçambique.
Escrita Por: Administração |
Publicado: 2 years ago |
Vizualizações: 74 |
Categoria: Negocios
A acção de resgate resulta do facto de a companhia continuar incapaz de liquidar uma dívida com alguns dos seus credores.
Em comunicado de imprensa citado pelo Notícias, a Tongaat Hulett explica que a maior parte da dívida (cerca de 87%) é suportada pelos fluxos de caixa das operações de comercialização de açúcar sul-africano, imobiliário e das taxas de apoio operacional recebidas dos trabalhos de açúcar não sul-africanas.
“É importante, entretanto, explicar que as nossas actividades, tanto em Moçambique, como no Botsuana e Zimbabué, são financiadas independentemente das operações sul-africanas e não entram no processo de resgate empresarial, continuando, por isso, a operar normalmente”, frisa a fonte.
Em Julho deste ano, a Tongaat Hulett, anunciou que continua focada no plano de reestruturação financeira, que deverá posteriormente ser apresentado ao Conselho de Administração para a sua aprovação.
Acredita-se que a aprovação deste plano abra caminho para a melhoria dos níveis de liquidez e reduza a dívida da Tongaat para patamares de sustentabilidade.
A administração deste grupo, que é o maior produtor de açúcar em Moçambique, não adianta o número da dívida. Porém, deixa claro que tanto os gestores como os auditores necessitam de mais certezas em torno do refinanciamento da dívida e da reestruturação do balancete.
Este facto fez com que a Tongaat não tenha divulgado os seus resultados referentes ao exercício financeiro, que começou a 31 de Março e terminou a 31 de Julho, conforme requerido pela Bolsa de Valores de Joanesburgo (JSE).
Assim, “é necessária uma solução financeira de longo prazo para que os resultados anuais auditados da Tongaat Hulett sejam finalizados, o que depende, em grande medida, dos elementos-chave do plano de reestruturação”, observa.
Fonte: https://www.diarioeconomico.co.mz/2022/11/07/negocios/tongaat-hulett-crise-na-africa-do-sul-nao-vai-afectar-operacoes-em-mocambique/