Em uma entrevista exclusiva ao portal informativo Mercados Africanos o Presidente da CE-CPLP Salimo Abdula, debruçou sobre o Financiamento do BAD de cerca de 400 milhões de euros, que deve ser direcionado para tecnologias.
Escrita Por: Redação | Publicado: 4 years ago | Vizualizações: 68 | Categoria: Economia
Segundo o site informativo Mercados Africanos “o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) anunciou recentemente aprovação do Programa de Garantia do Compacto Lusófono, que disponibiliza garantias financeiras de 400 milhões de euros para investimentos nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) ”.
O programa de investimentos será aplicado entre 2021 e 2025, permitindo a diversificação e o crescimento do conjunto de operações não soberanas a médio e longo prazo bem como impulsionar a iniciativa privada e não o investimento público.
Para Salimo Abduda, Presidente da Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP), este dinheiro abre grandes perspetivas para o sector privado que é o motor de desenvolvimento para as economias e a sociedade dos PALOP. Salimo Abdula afirmou o seguinte; “Penso que faz sentido e esse financiamento vem no cumprimento dessas necessidades que têm sido colocadas pelo sector privado e os governos não têm tido a capacidade de criar linhas de crédito por si próprios. Eles têm seus desafios, prioridades, então esta é uma resposta à esta solicitação do sector privado dos PALOP”.
Refira-se que a linha de financiamento de 30 milhões de euros, ao abrigo do Compacto, gerida pelo BIC em Moçambique ainda não está em funcionamento. A expectativa de Salimo Abdula é que entre em 2021.
FONTE: site Mercados Africanos edição de 02 de Dezembro de 2020, Disponível em :