Fitch revisa o crescimento do PIB da Índia de 11% para 12,8% no ano fiscal de 22, diz recuperação mais rápida do que o esperado

A Fitch Ratings revisou a estimativa de crescimento do PIB da Índia para 12,8 por cento no ano fiscal iniciado em 1º de abril, ante sua estimativa anterior de 11 por cento, dizendo que sua recuperação das profundezas da recessão induzida pelo bloqueio foi mais rápida do que o esperado.


Escrita Por: Administração | Publicado: 4 years ago | Vizualizações: 52 | Categoria: Tecnologias


Em seu último Global Economic Outlook (GEO), a Fitch disse que a revisão se deve a "um efeito de transmissão mais forte, uma postura fiscal mais flexível e uma melhor contenção de vírus". "A recuperação do segundo semestre de 2020 da Índia também levou o PIB de volta acima de seu nível pré-pandemia e revisamos nossa previsão de 2021-2022 de 11,0% para 12,8%", disse o documento. "No entanto, esperamos que o nível do PIB indiano permaneça bem abaixo de nossa trajetória de previsão pré-pandemia." O PIB ultrapassou seu nível pré-pandêmico no trimestre de dezembro, crescendo 0,4 por cento no comparativo anual, após contrair 7,3 por cento no trimestre anterior.

"A recuperação da Índia das profundezas da recessão induzida pelo bloqueio no 2T20 (ano civil) foi mais rápida do que esperávamos", disse. "O rápido ritmo de expansão no final de 2020 foi impulsionado pela redução dos casos de vírus e pela reversão gradual das restrições nos Estados e territórios da União". Os indicadores de alta frequência apontam para um forte início de 2021. O PMI da manufatura manteve-se elevado em fevereiro, enquanto a recuperação da mobilidade e o aumento do PMI dos serviços apontam para ganhos adicionais no setor de serviços. No entanto, o recente surto de novos casos de vírus em alguns estados nos levou a esperar um crescimento mais brando no 2T21.

"Além disso, a escassez global de chips automotivos pode diminuir temporariamente os ganhos de produção industrial indiana no 1S21 (primeiro semestre de 2021)", disse o documento. O Orçamento da União para o ano fiscal encerrado em março de 2022 (EF22) revelou uma orientação fiscal mais acomodatícia do que o esperado.

Os gastos deverão aumentar substancialmente, principalmente em infraestrutura, saúde e despesas militares. A política fiscal mais frouxa deve apoiar a recuperação cíclica de curto prazo, que junto com o impulso de crescimento subjacente mais forte levou à revisão da previsão de crescimento do PIB para o ano fiscal de 22, disse a Fitch. "O aumento da inoculação para as pessoas em maior risco deve permitir que as restrições sejam atenuadas significativamente no final de 2021 e em 2022", disse o documento. "Isso deve apoiar ainda mais a atividade e o consumo do setor de serviços." A agência de classificação, no entanto, disse que um setor financeiro debilitado provavelmente manterá a oferta de crédito restrita, limitando os gastos com investimentos.

"Esperamos que o crescimento do PIB diminua para 5,8 por cento no AF23, uma revisão para baixo de -0,5 pontos percentuais desde dezembro", disse o documento. "O nível de previsão do PIB permanece substancialmente abaixo de nossa trajetória pré-pandemia." Já não esperava que o Reserve Bank of India (RBI) reduzisse a sua taxa de juro, devido a uma perspectiva de crescimento de curto prazo mais brilhante e a um declínio mais limitado da inflação. O RBI, no entanto, manterá sua política frouxa ao longo do horizonte de previsão para escorar a recuperação. O banco central provavelmente continuará a usar a orientação futura sobre as taxas de juros e a realizar operações de mercado aberto para conter os custos dos empréstimos, acrescentou.

Partilhar
Comentarios
Publicidade