Syrah Recebe Autorização Para Suspender Pagamento de Empréstimo Face à Crise Política
A empresa mineira australiana Syrah Resources fez saber nesta terça-feira, 7 de Janeiro, que obteve uma renúncia a eventos de incumprimento relacionados com o seu empréstimo de 150 milhões de dólares da Corporação Internacional de Financiamento do Desenvolvimento dos Estados Unidos (DFC).
Escrita Por: Administração |
Publicado: 7 months ago |
Vizualizações: 14180 |
Categoria: Economia, Finanças e Negócio.
De acordo com a Reuters, a medida dá à empresa um alívio das interrupções operacionais na sua mina de grafite em Balama, Cabo Delgado, Norte de Moçambique, causadas pelos protestos em curso no País.
A mineradora suspendeu as operações na sua principal mina de grafite em Dezembro, após meses de interrupções causadas por manifestações lideradas por agricultores desde Setembro de 2024. Apesar do encerramento, a Syrah não deixou de cumprir as suas obrigações de pagamento relacionadas com o empréstimo.
Em Novembro de 2024, a empresa sediada em Melbourne (Austrália) recebeu uma prestação de 53 milhões de dólares, que está a ser utilizada como fundo de maneio para a operação de Balama. No entanto, o saldo remanescente do empréstimo continua inacessível. a d v e r t i s e m e n t
“Os desembolsos de outros empréstimos da DFC não estão disponíveis enquanto as operações de Balama estiverem bloqueadas pelas acções de protesto”, afirma a empresa, em comunicado, acrescentando que “as condições de operação em Moçambique são desafiantes, com as manifestações nacionais associadas às eleições gerais a causarem perturbações generalizadas no País”.