De acordo com o site informativo Mercados Africanos “na sua fase inicial, o AMAP deverá fornecer 880.000 conexões e criar 7.200 empregos de tempo integral”.
Escrita Por: Administração | Publicado: 4 years ago | Vizualizações: 1955 | Categoria: Energia e Minas
O conselho de administração do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) aprovou 7 milhões de dólares para impulsionar o investimento em mini redes verdes em África, uma solução de eletrificação em rápido crescimento, através do Fundo de Energia Sustentável para a África (SEFA).
O Programa de assistência técnica para Aceleração do Mercado de Mini Rede da África (AMAP), assenta em vários pilares, incluindo a implementação de um novo padrão técnico a nível nacional em vários países; a conceção e melhoria de soluções de redução de risco financeiro, e apoio a atividades de desenvolvimento de conhecimento, inovação e competências.
O BAD estima que, na sua fase inicial, o AMAP deverá fornecer 880.000 conexões a pequenas redes elétricas alimentadas por fontes renováveis. As instalações construídas no âmbito do programa terão uma capacidade cumulativa de 80 MW, fornecendo acesso à eletricidade a 4 milhões de pessoas. Também irá, em sua primeira fase, criar 7.200 empregos de tempo integral, 1.800 dos quais se espera que sejam ocupados por mulheres; reduzir mais de 6,5 milhões de toneladas de equivalente de dióxido de carbono e alavancar o investimento público e privado em mini redes, estimado pelo BAD em 650 milhões de dólares.
FONTE: Site Mercados Africano edição de 05 de Janeiro de 2020, Disponível em <https://mercadosafricanos.com/bad-alavancar-acesso-a-eletricidade-para-4-milhoes-de-pessoas/>