Oprograma do Mecanismo de Energia Digital (DEF) liderado pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e financiado pela União Europeia (UE) está a preparar-se para lançar convites à apresentação de projectos inovadores para acelerar a transição energética em África.
Escrita Por: Administração | Publicado: 4 years ago | Vizualizações: 24 | Categoria: Empresas
O concurso, que será lançado a 6 de Abril de 2021, diz respeito às novas empresas que operam nos sectores da energia e digital, bem como aos operadores do serviço público.
O continente africano está resolutamente empenhado na sua transição energética. A escolha de energia limpa e a implementação de soluções descentralizadas têm um grande impacto no processo de electrificação do continente africano. O programa do Mecanismo de Energia Digital (DEF) foi lançado para apoiar esta dinâmica em África. Neste quadro, o programa DEF, liderado pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) com financiamento da União Europeia (UE), prepara-se para lançar dois convites para projectos inovadores até 6 de Abril de 2021.
Esta iniciativa denominada “Desafio da Energia Digital” diz respeito às empresas em fase de arranque na África Subsaariana, na fase de semente e a operar no ecossistema digital e energético. O objectivo é apoiar a expansão das suas inovações, ou a transformação digital dos seus negócios, com vista a permitir um melhor acesso e serviços energéticos para a rede e o público em geral. O programa DEF visará projectos de arranque que forneçam serviços de rede, soluções energéticas inovadoras e limpas para pequenas e médias empresas (PMEs), bem como soluções digitais inovadoras para empresas de acesso à electricidade.
AFD e apoio da UE
A iniciativa está igualmente aberta aos operadores públicos de electricidade. O programa DEF “visa parcerias inovadoras entre operadores e organizações públicas de electricidade e actores do sector privado para ajudar os operadores locais a testar e divulgar inovações digitais com a ajuda de fornecedores de tecnologia e serviços. O objectivo é melhorar o acesso à electricidade na rede e para os consumidores finais”, explica a AFD. Para os operadores de serviços de electricidade, o programa DEF visará projectos que contribuam para o acesso universal à electricidade, a gestão da qualidade de serviço da rede, bem como a integração das energias renováveis na rede.
No âmbito do Desafio da Energia Digital, a União Europeia está a fornecer à AFD um orçamento de 1,5 milhões de euros. Os fundos serão utilizados para apoiar os projectos seleccionados através de subvenções para a compra de equipamento e software, o financiamento de formação e mesmo o recrutamento para start-ups, ou para cobrir a compra de produtos e serviços de fornecedores de tecnologia parceiros para operadores de serviços públicos.
O programa oferece também assistência técnica sob a forma de apoio à gestão de projectos, o fornecimento de conhecimentos estratégicos e técnicos ou apoio específico em contabilidade e relatórios.
Fonte e imagem: AFD
AMB: “Oitava Redução na Taxa de Juro Coloca Prime Rate em 19,8%”
9 months ago“Moçambique Vai Vencer o Terrorismo” – Ministro da Defesa
1 year agoGapi e M-Pesa Firmam Acordo Para Inclusão Financeira de Empreendedores Rurais
1 year agoAbsa Bank Reabre Agências Nas Cidades de Xai-Xai e Maxixe
1 year ago