'Não ajudou muito na pandemia': Sundar Pichai afirma que a IA levará 20 anos para entrar em ação

Confiante em que a Inteligência Artificial desempenha um papel muito maior no combate a futuras pandemias, Sundar Pichai, CEO do Google e de sua empresa controladora, Alphabet, disse na sexta-feira que estes ainda são os primeiros dias da IA ​​e seu verdadeiro potencial entrará em ação em 10-20 anos .


Escrita Por: Administração | Publicado: 4 years ago | Vizualizações: 54 | Categoria: Saúde


Falando na Cúpula da Agenda de Davos virtual do Fórum Econômico Mundial, ele disse que o próprio COVID-19 foi um momento de reflexão.

"Enquanto você vê o terrível impacto ao redor do mundo, você também vê o papel que a tecnologia desempenha na forma como a economia ainda está funcionando ao redor do mundo. O desenvolvimento da vacina está acontecendo com base no progresso tecnológico nas últimas décadas", disse Pichai.

Questionado sobre se a IA pode ajudar na distribuição da vacina, ele disse: "Hoje temos ferramentas para ajudar, computação, aprendizado de máquina e algoritmos. Mas estes ainda são os primeiros dias da IA ​​e o potencial real entrará em ação em 10- 20 anos." Embora existam inúmeros exemplos de como a IA foi capaz de garantir que as pessoas recebessem as informações corretas sobre COVID-19, esta pandemia é um evento global de um em cem anos e a IA não desempenhou um papel significativo em ajudar o mundo a navegar isso, ele disse.

"A IA lançará uma base para lidar com problemas futuros e pode desempenhar um papel muito maior no combate a futuras pandemias", acrescentou.

Sobre as atitudes públicas em relação à Big Tech, Pichai disse que há questões sociais reais a serem debatidas e o que precisamos para uma sociedade que funcione bem.

"Estou feliz que haja conversas, inclusive sobre possíveis abordagens regulatórias que dariam regras mais claras. As grandes empresas de tecnologia têm um papel importante e a responsabilidade de fazer isso da maneira certa", disse ele.

Nenhum país pode resolver um problema planetário. Assim como o mundo tem o Acordo de Paris para enfrentar a mudança climática, os países precisam se unir para resolver as questões de segurança maiores e de longo prazo de tecnologias como IA e computação quântica, disse ele.

Conforme a tecnologia avança com IA e computação quântica, vamos precisar de estruturas adicionais como essa para garantir a segurança do planeta ", diz ele.

Quando a computação quântica estará disponível para um mercado mais amplo, ele disse que o que pode ser visto nos próximos 3-5 anos pode ser uma 'nuvem quântica' para algumas empresas e desenvolvedores resolverem os primeiros problemas de pesquisa.

"Mas ainda está no início do ciclo, o potencial existe, mas estamos em uma jornada de 10-20 anos para trazê-lo para um uso prático real", disse ele.

 

Partilhar
Comentarios
Publicidade