Shell fecha acordo de fornecimento de GNL com Marrocos
A gigante de GNL Shell assinou um acordo de 12 anos para fornecer gás natural liquefeito a Marrocos.
Escrita Por: Administração |
Publicado: 2 years ago |
Vizualizações: 44371 |
Categoria: Negocios
Segundo um comunicado do Ministério da Transição Energética e do Desenvolvimento Sustentável de Marrocos, a Shell International Trading Middle East fornecerá GNL à empresa de electricidade e água de Marrocos, ONEE, ao abrigo do acordo.
A ONEE comprará 0,5 bilhão de metros cúbicos de GNL da Shell, disse o comunicado.
Mehdi Chennoufi, chefe de originarão global, marketing e comercialização de GNL da Shell, e Abderrahim El Hafidi, director-geral da empresa de electricidade e água do Marrocos, ONEE, assinaram o acordo em Marraquexe em 14 de Julho.
Durante os primeiros anos do contrato, a Shell fornecerá GNL através de terminais espanhóis e enviá-lo-á para Marrocos através do gasoduto Magrebe-Europa.
Depois disso, o combustível será entregue através de terminais marroquinos de GNL.
Preve-se que o acordo ajude a aumentar a segurança energética de Marrocos, melhorar a competitividade e acelerar a implementação da estratégia nacional de descarbonização, refere o comunicado.
A ONEE está a procura de aumentar a participação do gás no mix de electricidade do Marrocos e tem mais de 2 GW de usinas a gás em desenvolvimento, disse o ministério.
Chennoufi disse no comunicado que este é o primeiro acordo de fornecimento de GNL da ONEE depois que a empresa concluiu “várias” compras de GNL spot em 2022.
O ministério não forneceu quaisquer informações adicionais sobre os planos para terminais de GNL em Marrocos.
Marrocos não tem actualmente terminais de importação de GNL, mas anteriormente havia planos para uma instalação de importação baseada na Floating Storage Regasification Unit (FSRU).