AS autoridades sanitárias confirmaram ontem a circulação no país da variante sul-africana da Covid-19, que é mais contagiosa e mortal, sobretudo em jovens.
Escrita Por: Administração | Publicado: 4 years ago | Vizualizações: 58 | Categoria: Saúde
O facto foi confirmado pelo ministro da Saúde, Armindo Tiago, no decurso da visita que efectuou ao Hospital Geral de Mavalane, onde está a ser instalado um centro de internamento e tratamento de pacientes com Covid-19. Na ocasião, Armindo Tiago falou de esforços para a prestação de serviços de qualidade a todos os níveis, desde a instalação de centros de internamento à aquisição de material de prevenção.
A infra-estrutura, a ser oficialmente entregue no próximo dia 8 de Fevereiro, é constituída por uma enfermaria com200 camas, medicinacom72 e uma sala de maternidade contendo 58. A mesma inclui a montagem de uma tenda gigante com capacidade para internar 38 pacientes.
Armindo Tiago disse que a informação sobre a circulação da nova variante da pandemia foi confirmada pelos laboratórios sul-africanos e regionais, que enviaram 100 amostras recolhidas no território nacional em Novembro passado.
Indicou que 70 por cento dos casos de infecção detectados em igual período pertencem àvariante sul-africana.
“Não há nada que se possa fazer senão redobrar a prevenção para estancar a propagação desta doença”, disse.
Sheila Santana Afonso, secretária de Estado na cidade de Maputo, revelou,na ocasião,que decorrem trabalhos que visam reforçar a capacidade de prevenção da doença no Hospital de Mavalane, tendo já sido montado um posto de transformação da corrente eléctrica e colocadas mais fontes de abastecimento de água.
Apelou aos profissionais dasaúde para que continuem a trabalhar de modo a garantir que o Sistema Nacional de Saúde não colapse.
Manifestações Gerais: Plataforma “Decide” Registou Seis Mortos, Oito Baleados e Nove Detidos Hoje
9 months agoOMS: “Moçambique Faz Parte Dos 37 Países Africanos Vulneráveis Por Falta de Profissionais de Saúde”
2 years agoMãe do primeiro-ministro indiano cremada
2 years agoMorreu grávida retirada de maca no ataque à maternidade de Mariupol
3 years ago