IDE Cai 10,8% Para 947,9 Milhões de Dólares no 3.º Trimestre de 2024
O Investimento Directo Estrangeiro (IDE) registou uma queda de 10,8% no terceiro trimestre de 2024, atingindo um montante de 947,9 milhões de dólares (59,9 milénio milhões de meticais). Esta descida interrompe a trajectória de desenvolvimento observada nos primeiros seis meses do ano e reflecte um abrandecimento na ingresso de capital estrangeiro, segundo dados do Banco de Moçambique, consultados esta quinta-feira (9) pelo Quotidiano Parcimonioso.
Escrita Por: Administração |
Publicado: 7 months ago |
Vizualizações: 27800 |
Categoria: Economia, Finanças e Negócio.
No primeiro trimestre de 2024, o IDE situou-se nos 779,2 milhões de dólares (49,2 milénio milhões de meticais), registando um aumento significativo de 36,32% no segundo trimestre, quando alcançou 1 062,2 milhões de dólares (67 milénio milhões de meticais). No entanto, a tendência positiva foi revertida no terceiro trimestre, com uma redução de 114,3 milhões de dólares (7,2 milénio milhões de meticais).
A indústria extractiva manteve-se uma vez que o principal orientação do IDE, absorvendo 905,3 milhões de dólares (57,2 milénio milhões de meticais) no terceiro trimestre, impulsionada sobretudo pelos projectos de gás originário, carvão mineral, rubis, safiras e areias pesadas. Apesar disso, sectores uma vez que a indústria transformadora e a produção e distribuição de electricidade, gás e chuva registaram saídas líquidas de 21,6 milhões de dólares (1,3 milénio milhões de meticais) e 4,6 milhões de dólares (290 milhões de meticais), respectivamente, evidenciando uma retracção nesses segmentos.
A lavradio também captou volumes reduzidos de investimento, situando-se nos 6 milhões de dólares (379,2 milhões de meticais), enquanto o turismo, representado pelo sector de alojamento e restauração, registou uma ingresso modesta de 2,2 milhões de dólares (139 milhões de meticais).
“A indústria extractiva manteve-se uma vez que o principal orientação do IDE, absorvendo 905,3 milhões de dólares (57,2 milénio milhões de meticais) no terceiro trimestre, impulsionada sobretudo pelos projectos de gás originário, carvão mineral, rubis, safiras e areias pesadas”
A distribuição do IDE revelou uma poderoso concentração nos megaprojectos, que captaram 735,2 milhões de dólares (47 milénio milhões de meticais) no terceiro trimestre, enquanto as restantes empresas receberam exclusivamente 88,6 milhões de dólares (5,7 milénio milhões de meticais).
Os suprimentos e créditos comerciais representaram a maior fatia do capital estrangeiro, totalizando 823,8 milhões de dólares (52,6 milénio milhões de meticais), ao passo que as acções e participações somaram 124,1 milhões de dólares (7,9 milénio milhões de meticais). Um oferecido relevante do período é a escassez de lucros reinvestidos, o que indica que as empresas estrangeiras não aplicaram os seus ganhos no País.
O Quotidiano Parcimonioso continuará a seguir a evolução do investimento estrangeiro e os seus impactos na economia vernáculo.