Índia sairá do COVID-19 como um dos vencedores globais: enviado dinamarquês

O número de casos de COVID-19 na Índia caiu drasticamente, enquanto na Europa, temos um pico, disse o embaixador da Dinamarca O enviado dinamarquês disse que seu país está confiante em uma cooperação e colaboração mais profundas com a Índia na iniciativa 'verde'


Escrita Por: Administração | Publicado: 4 years ago | Vizualizações: 55 | Categoria: Saúde


A Dinamarca disse no domingo que a Índia sairá da pandemia do coronavírus como um dos "vencedores globais" e espera expandir significativamente a cooperação bilateral nas áreas de energia limpa, água e processamento de alimentos sob uma parceria estratégica verde.

O embaixador da Dinamarca, Freddy Svane, disse que várias empresas dinamarquesas líderes estão interessadas em investir em áreas como energia renovável, meio ambiente, transporte marítimo e inovação na Índia.

Svane disse à PTI que os ministros das Relações Exteriores dos dois países estão trabalhando em um plano de ação ambicioso que inclui metas específicas para atingir as metas amplamente mencionadas na 'Parceria Estratégica Verde Índia-Dinamarca'.

A parceria verde, finalizada numa cimeira virtual entre os primeiros-ministros dos dois países, visa criar um quadro para uma expansão significativa da cooperação nas áreas das energias renováveis, ambiente, economia, alterações climáticas e ciência e tecnologia.

"É uma parceria da nova era, pois está realmente focada em uma transição verde", disse Svane.

O embaixador dinamarquês disse que os dois países também estão trabalhando em outra via chamada 'plano avançado', focada na expansão da cooperação com metas específicas nas áreas de água, energia e financiamento de projetos a serem implementados no âmbito da parceria verde.

Ele disse que a Dinamarca está procurando oferecer sua experiência à Índia na preservação, bem como garantir o uso criterioso da água, além de aumentar a cooperação na produção de energia eólica offshore e onshore.

Na recuperação pós-COVID, a Dinamarca estava confiante de que a Índia sairia mais forte da pandemia.

"Acho que a Índia vai sair da pandemia como um dos vencedores globais. O número de casos COVID-19 na Índia caiu drasticamente, enquanto na Europa, tivemos um pico", disse Svane.

"Tenho certeza de que a Índia será capaz de sustentar o desenvolvimento real e isso ajudará o país no longo prazo. A Índia precisa se manter por conta própria; precisa buscar seus próprios interesses", acrescentou o enviado.

Ele disse que uma Índia forte e pró-ativa é do interesse do mundo.

Questionado sobre se estava confiante na recuperação econômica pós-COVID da Índia, Svane disse que estava "muito otimista".

“A Índia já provou suas capacidades e capacidades. A Índia realmente construiu o futuro, não apenas o presente, lidando com a situação de forma eficaz (após a pandemia). A Índia também olhou para o futuro. Construiu alguns sistemas fantásticos”, acrescentou.

Ele também mencionou como a Índia alcançou vários países e forneceu medicamentos inicialmente, e está enviando vacinas contra o coronavírus agora para ajudá-los a lidar com a pandemia.

"A Índia se desenvolverá aconteça o que acontecer. A Índia agora realmente, eu acho, percebeu que não devemos nos manter apenas para nós mesmos, não é a Índia para a Índia, mas é a Índia para o mundo", disse ele.

O enviado dinamarquês disse que seu país está confiante em uma cooperação e colaboração mais profundas com a Índia na iniciativa 'verde', pois acredita que o primeiro-ministro Narendra Modi gostaria de impulsionar o crescimento e o desenvolvimento do país de uma forma verde e sustentável.

Questionado sobre as negociações paralisadas entre a Índia e a União Européia sobre um acordo de livre comércio, ele exalou confiança em um movimento de avanço sobre o assunto.

Lançadas em junho de 2007, as negociações do FTA estão paralisadas desde maio de 2013, quando ambos os lados não conseguiram preencher lacunas substanciais em questões cruciais, incluindo o status de segurança de dados para o setor de TI.

O embaixador também defendeu acordos de proteção de investimentos entre a Índia e países europeus.

"A Dinamarca é uma nação que adora o comércio livre. A fim de garantir que as empresas que fazem investimentos privados tenham o tipo de proteção adequado, achamos que é altamente necessário. Gostaríamos de ver progresso nisso. Ficamos muito felizes com o último relatório Índia-UE cimeira que adicionou algum ímpeto a isso ", disse ele.

Os tratados bilaterais de proteção ao investimento da Índia com países europeus individuais caducaram nos últimos anos. A UE deseja que os pactos continuem até que sejam substituídos pelo FTA, que terá disposições para proteção do investimento.

A cúpula Índia-UE no ano passado resolveu avançar nas negociações do TLC, há muito pendentes.

 

Partilhar
Comentarios
Publicidade