O magnata da mídia de Hong Kong e apoiador pró-democracia Jimmy Lai, foi detido por fraude.

De acordo com o jornal BBC news, Jimmy Lai foi acusado de fraude e detido até uma audiência no tribunal em abril do próximo ano. Na quinta-feira, um tribunal negou-lhe fiança por uma acusação relacionada ao uso ilegal das instalações de sua empresa.


Escrita Por: Administração | Publicado: 4 years ago | Vizualizações: 56 | Categoria: Sociedade


As prisões aumentaram o temor de uma nova repressão aos ativistas e figuras da mídia da cidade, estimulada por uma polêmica nova lei de segurança. A prisão de Jimmy acontece um dia depois de três proeminentes ativistas pró-democracia terem sido presos. A China disse que a nova lei devolverá a estabilidade ao território após um ano de agitação, mas os críticos dizem que ela silenciou a dissidência.

Lai, 73, foi preso na noite de quarta-feira junto com outros dois executivos seniores da empresa de mídia Next Digital.

O Sr. Lai é o fundador da Next Digital, que publica o Apple Daily, um tablóide bem lido que frequentemente critica a liderança de Hong Kong e da China continental.

De acordo com um relatório do Apple Daily, o juiz que presidiu o caso foi escolhido a dedo pela líder da cidade, Carrie Lam, para lidar com os casos de segurança nacional.

Jimmy Lai é um dos mais proeminentes apoiadores do movimento pró-democracia da cidade, Lai é estimado em mais de US $ 1 bilhão (£ 766 milhões). Tendo feito sua fortuna inicial na indústria de roupas, mais tarde ele se aventurou na mídia e fundou a Next Digital.

 


FONTE: Jornal BBC News, edição de 03 de Dezembro de 2020, Disponível em <https://www.bbc.com/news/world-asia-china-55168823>

Partilhar
Comentarios
Publicidade