Com três palavras curtas, o CEO da Delta Air Lines acabou de ensinar uma aula de liderança

A Delta Air Lines realizou sua última teleconferência de resultados na semana passada. A transcrição tinha 14.000 palavras, mas três palavras em particular sobressaíram: otimismo, esperança e confiança.


Escrita Por: Administração | Publicado: 4 years ago | Vizualizações: 46 | Categoria: Economia, Finanças e Negócio.


O CEO da Delta, Ed Bastian, e sua liderança não paravam de repeti-los, e acho que isso provavelmente diz algo sobre a mensagem de liderança que eles pretendiam transmitir na ligação.

Esse tipo de comentário é típico das lições de negócios que levaram ao meu e-book gratuito, Flying Business Class: 12 Rules for Leaders from the U.S. Airlines. É também por isso que aconselho os líderes de empresas de todos os tamanhos e em todos os setores a prestarem atenção ao que a Delta e outras grandes companhias aéreas fazem.

Este foi talvez o momento mais desafiador da história da aviação dos EUA.

  • Aqui está Bastian discutindo os resultados da pesquisa, sugerindo quanto as viagens de negócios retornarão: "Fiquei otimista quando vi esses resultados ... Acho que as viagens de negócios têm uma oportunidade muito, muito forte de voltar nos próximos dois anos, e nós vai estar bem posicionado. "

  • Sobre a perspectiva imediata de curto prazo: "[A] embora ainda tenhamos um inverno rigoroso pela frente, estamos encorajados pelo progresso que foi feito na frente de vacinas e estamos confiantes de que a Delta está posicionada para liderar com sucesso nossa indústria em recuperação ... " Sobre o programa de participação nos lucros da Delta, que tem sido robusto no passado: "É apenas algumas semanas no ano, mas tenho esperança de que iremos pagá-lo."

  • Na mensagem geral de encerramento, literalmente a última linha de suas observações: "[Estamos] prontos para ver essa estratégia até o fim, o que me dá otimismo e confiança em nossa capacidade de prosperar e emergir como líder do setor."

Por mais que eu torça pela recuperação do setor aéreo dos Estados Unidos e por mais que deseje apenas coisas boas para os homens e mulheres que nela trabalham, não tenho nenhuma participação pessoal na Delta Air Lines.

Quero dizer literalmente: não invisto no setor de viagens, já que escrevo sobre isso com frequência. Também reconheço que, como CEO em uma teleconferência de resultados, seria bastante impressionante se Bastian não retratasse uma perspectiva otimista para a Delta.

Ainda assim, sua mensagem geral ia contra a sabedoria convencional. Não sou apenas eu dizendo isso, e tenho que pensar que isso é deliberado, enviando uma mensagem não apenas aos investidores e partes interessadas externas, mas aos cerca de 90.000 funcionários da Delta Air Lines.

É uma linha tênue caminhar como líder empresarial: manter a confiança e a segurança e tranquilizar as partes interessadas, ao mesmo tempo que atua como líder de torcida.

Mas percebi duas coisas depois de cobrir por tanto tempo empresas como a Delta.

Primeiro, "liderança em escala é igual a cultura" e, segundo, as ferramentas mais poderosas de qualquer líder são suas palavras.

Se tudo o mais for igual, se você deseja liderar seu negócio com eficácia, "otimismo", "esperança" e "confiança" devem estar bem à vista e acessíveis em seu kit de ferramentas linguísticas.

 

Partilhar
Comentarios
Publicidade