Gaza: Empresários Sul-Africanos Buscam Oportunidades de Investimento
Uma missão constituída por cerca de 20 empresários da província sul-africana do Limpopo está, desde esta quarta-feira, 19 de Outubro, na província de Gaza à procura de oportunidades de investimento, no âmbito da parceria e cooperação económica existente entre as duas regiões.
Escrita Por: Administração |
Publicado: 2 years ago |
Vizualizações: 49 |
Categoria: Negocios
Os empresários, liderados pelo ministro sul-africano da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Thabo Mokone, estão interessados em explorar as diversas potencialidades económicas de que a província de Gaza dispõe, sobretudo nas áreas de agro-pecuária e indústria processadora.
A governante da província de Gaza, Margarida Chongo, fez saber que durante os dias da visita, os investidores sul-africanos deverão conhecer as potencialidades do regadio do baixo Limpopo, o projecto Nguluzane (dedicado à pecuária), o projecto dedicado ao processamento de hortícolas, o Complexo Agro-industrial de Chókwè (CAIC), a Massingir Citros e a fábrica de processamento de castanha de caju, entre outros empreendimentos.
Margarida Chongo lembrou que as duas províncias têm acordos desde 2006 e anotou ainda que, com a vinda dos empresários sul-africanos, pretende-se pôr em prática os novos acordos alcançados há cerca de seis meses, pelas duas províncias, aquando da visita da delegação de Gaza à província sul-africana do Limpopo.
Segundo a governante, os sul-africanos estão interessados, sobretudo, na agricultura, no agro-processamento e na pecuária. “É por isso que na sua composição a comitiva tem empresários destas áreas, incluindo do turismo. Estamos esperançosos em obter melhores resultados”, referiu.
Por seu turno, o governante sul-africano, Thabo Mokone, referiu que “as duas províncias só estão separadas por fronteiras, e que nos últimos tempos tem havido interesse de ambas em assegurar melhores condições de vida para as populações”.
“Estamos aqui porque queremos trabalhar com Gaza nas áreas da agricultura e da pecuária, gostaríamos de conversar sobre as potencialidades que existem para a produção de comida, porque não podemos ter fome onde há terra. Os empresários vão procurar entender o que pode ser feito para o desenvolvimento desta província”, explicou Mokone.
Durante a visita de quatro dias, os empresários sul-africanos vão escalar, para além do distrito de Xai-xai, os distritos de Chongoene, Massingir, Chibuto, Bilene e Chókwè.
Fonte: Diário econômico - https://www.diarioeconomico.co.mz/2022/10/20/negocios/gaza-empresarios-sul-africanos-buscam-oportunidades-de-investimento/