Estudo do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou que apenas 8000 empresas foram beneficiadas pela linha de crédito do Banco Central.

O número de empresas afetadas pela pandemia aproxima-se a 80,7 mil, e desse universo apenas 8000 das afetadas é que adquiriu a linha de crédito de 500 milhões de dólares para importação de acordo com o estudo do INE.


Escrita Por: Administração | Publicado: 4 years ago | Vizualizações: 69 | Categoria: Economia, Finanças e Negócio.


De acordo com o site informativo Club of Mozambique "Que poucas empresas se beneficiariam com a linha de crédito já havia sido antecipado desde o anúncio no final de março, embora muitos empresários e economistas à margem da crise criticaram abertamente as características da linha de crédito, No meio de todas as críticas, o Director do Banco de Moçambique Jamal Omar disse em Junho que a linha de crédito não estava a ser devidamente absorvida pela economia e que os bancos comerciais tinham liquidez (ou moeda estrangeira) suficiente para servir os seus clientes".

Ainda de acordo com o estudo do INE na avaliação do impacto da pandemia sobre a economia nacional, o estudo apontou que um grande número de empresas (16.700) beneficiou da suspensão do algumas obrigações fiscais e contributivas e que 12.200 empresas beneficiaram de empréstimos a taxas de juro subsidiadas ou garantias estatais concedidas para mitigar os efeitos da crise.

 


FONTE: site Club of Mozambique edição de 14 de Setembro de 2020, disponível em <https://clubofmozambique.com/news/only-8000-companies-benefited-from-bank-of-mozambique-credit-line-carta-171374/>

Partilhar
Comentarios
Publicidade