BAD Anuncia Financiamento de 2M$ Para Melhorar o Acesso a Fertilizantes em Moçambique
OConselho de Administração do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), através do mecanismo de Financiamento de Fertilizantes de África, concedeu uma garantia de 2 milhões de dólares e uma subvenção de 877,9 mil dólares para melhorar o acesso aos fertilizantes por parte dos agricultores moçambicanos.
Escrita Por: Administração |
Publicado: 1 year ago |
Vizualizações: 246 |
Categoria: Negócios
OConselho de Administração do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), através do mecanismo de Financiamento de Fertilizantes de África, concedeu uma garantia de 2 milhões de dólares e uma subvenção de 877,9 mil dólares para melhorar o acesso aos fertilizantes por parte dos agricultores moçambicanos.
Inserida na Estratégia Nacional do Banco para Moçambique 2023-28 e no Programa de Transformação da Agricultura de Tecnologias para África, a iniciativa divulgada esta quinta-feira (12), no portal do BAD, visa estimular o financiamento de fertilizantes do sector privado em Moçambique, melhorando assim a produtividade e segurança alimentar.
a d v e r t i s e m e n t
O projecto, segundo o BAD, vai apoiar a distribuição de 60 mil toneladas de fertilizantes a 300 mil pequenos agricultores nas províncias de Tete, Manica, Sofala e Gaza.
De acordo com a instituição, Moçambique é, portanto, um mercado em crescimento e, com a abordagem correcta, é possível desenvolver o mercado de fertilizantes a médio e longo prazo.
“Através desta garantia de crédito, designada por projetco de Financiamento de Fertilizantes para a Gestão Sustentável da Agricultura, será possível melhorar a produtividade agrícola, facilitando o acesso e a utilização de fertilizantes pelos pequenos agricultores. Além disso, o programa prevê a formação de 5% dos agricultores-alvo sobre a utilização de sementes melhoradas, pacotes equilibrados de nutrição e protecção das culturas e melhores práticas agrícolas, sendo que 40% dos beneficiários são mulheres”, refere a nota do BAD.
Adicionalmente, a coordenadora do Mecanismo de Financiamento de Fertilizantes em África, Marie Claire Kalihangabo, afirmou que através da linha de crédito para fertilizantes, pretende-se reduzir os riscos inerentes ao empréstimo de fertilizantes a crédito por parte dos fornecedores aos grossistas, o que pode dificultar a obtenção de bons fertilizantes pelas explorações agrícolas. “Para além de disponibilizar fertilizantes através do acesso ao financiamento, o projecto também vai apoiar a melhoria da saúde dos solos e o aumento da produção alimentar através da restauração e reforço integrado da fertilidade dos solos, do alargamento de capacidades e de actividades de desenvolvimento comunitário”, sublinhou.
O projecto terá uma duração de três anos e prevê o apoio a dois grossistas para a venda de fertilizantes com um valor até 15 vezes superior ao da garantia parcial de crédito comercial do fertilizante. Além disso, o programa vai permitir, igualmente, a ligação dos grossistas a cerca de 30 agro-comerciantes centrais e 125 agro-comerciantes retalhistas que revenderão os fertilizantes aos agricultores.
Fonte: https://www.diarioeconomico.co.mz/2023/10/13/negocios/agronegocios/bad-anuncia-financiamento-de-2m-para-melhorar-o-acesso-a-fertilizantes-em-mocambique/