“O Acordo Básico de Intercâmbio e Cooperação permitirá que os EUA compartilhem dados ultrassecretos de satélites e sensores com a Índia”. Avança o jornal Aljazeera.
Escrita Por: Administração | Publicado: 4 years ago | Vizualizações: 55 | Categoria: Politica
A Índia deve assinar um acordo militar com os Estados Unidos para o compartilhamento de dados confidenciais de satélite, enquanto os dois lados iniciaram um diálogo de segurança de alto nível na segunda-feira com o objetivo de conter o crescente poder da China na região.
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, e o secretário de Defesa, Mark Esper, viajaram a Nova Delhi para conversar com líderes indianos em um momento em que a Índia está travada em seu impasse militar mais sério com a China em décadas na disputada fronteira do Himalaia.
“Os dois ministros expressaram satisfação que o acordo do BECA será assinado durante a visita”, disse o ministério em um comunicado.
Também permitiria aos EUA fornecer ajuda avançada à navegação e aviônica em aeronaves fornecidas pelos EUA para a Índia, disse uma fonte de defesa indiana. As empresas americanas venderam à Índia mais de US $ 21 bilhões em armas desde 2007 e Washington tem instado o governo indiano a assinar acordos que permitem o compartilhamento de informações confidenciais e comunicações criptografadas para melhor uso do equipamento militar de ponta.
FONTE: Jornal Aljazeera edição de 27 de Outubro de 2020, Disponível em <https://www.aljazeera.com/news/2020/10/27/india-us-clinch-satellite-data-pact-ahead-of-talks-over-china>
Eleições Gerais: CIP Acusa Ministério Público de Ser “Selectivo” na Instauração de Processos
9 months agoEleições Gerais: Conselho Constitucional Antevê Proclamação Dos Resultados Até 23 de Dezembro
9 months agoManifestações Gerais: Munícipes Cumprem Três Dias de Luto Decretados Por Venâncio Mondlane
9 months ago