Zambézia: Produção Pesqueira Atingiu 86 Mil Toneladas Nos Primeiros Dez Meses
Mais de 86 mil toneladas de pescado diverso foram capturadas nos primeiros dez meses deste ano na Zambézia, das quais 90% (77,4 mil toneladas) resultam da contribuição da pesca artesanal, praticada maioritariamente por mulheres, não só na costa como nas águas do interior.
Escrita Por: Administração |
Publicado: 1 year ago |
Vizualizações: 14828 |
Categoria: Negócios
Estes dados foram partilhados na terça-feira, 21 de Novembro, em Quelimane, pelo governador da Zambézia, Pio Matos, na cerimónia do Dia Mundial da Pesca, celebrado, este ano sob o tema “Pesca e Aquacultura Vectores do Desenvolvimento”.
a d v e r t i s e m e n t
Segundo Pio Matos, a efeméride constitui uma oportunidade ímpar para uma reflexão profunda sobre a necessidade de protecção dos ecossistemas marinhos, lacustres e fluviais onde as espécies se reproduzem.
a d v e r t i s e m e n t
Para o governante, enquanto as comunidades continuarem a investir no corte de mangais e na destruição de estuários onde os peixes depositam os ovos, a economia familiar e a segurança alimentar e nutricional estarão irremediavelmente ameaçadas.
“Nos últimos 20 anos, houve uma degradação bastante acelerada dos ecossistemas, o que se tem reflectido na redução das quantidades de pescado capturado por campanha”, afirmou a fonte, tendo explicado que as mudanças climáticas, a acção humana e outros factores que têm assolado a costa da província com mais de 400 quilómetros estão a ter um impacto negativo nos níveis de captura, daí a necessidade de elevar a consciência popular e a sua preparação para fazer face aos eventos climáticos extremos.
A propósito, Pio Matos pediu aos pescadores artesanais, e não só, a observarem rigorosamente o período de veda da pesca do camarão e do caranguejo, que vai de Novembro de 2023 a Abril do próximo ano.
Fonte: https://www.diarioeconomico.co.mz/2023/11/24/negocios/agronegocios/zambezia-producao-pesqueira-atingiu-86-mil-toneladas-nos-primeiros-dez-meses/