China e Índia concordam em retirar tropas na fronteira disputada

Segundo o jornal Aljazeera "Em declaração conjunta, Wang Yi e S. Jaishankar afirmam que a situação actual nas áreas de fronteira não é do interesse de nenhum dos lados"


Escrita Por: Administração | Publicado: 4 years ago | Vizualizações: 57 | Categoria: Politica


Os ministros das Relações Exteriores da China e da Índia concordaram em uma declaração conjunta na sexta-feira (11 de setembro) que suas tropas devem se livrar rapidamente de um impasse de meses em sua fronteira com o Himalaia, há muito disputada.

O conselheiro de Estado chinês e ministro das Relações Exteriores Wang Yi, e o ministro das Relações Exteriores da Índia, S Jaishankar, se reuniram paralelamente a uma reunião de ministros das Relações Exteriores da Organização de Cooperação de Xangai em Moscou para tentar encerrar a disputa, a mais séria em décadas na fronteira não demarcada.

"Os dois chanceleres concordaram que a situação atual nas áreas de fronteira não é do interesse de nenhum dos lados. Eles concordaram, portanto, que as tropas de fronteira de ambos os lados devem continuar seu diálogo, se desligar rapidamente, manter a distância adequada e aliviar as tensões," declaração disse.

Separadamente, o Ministério das Relações Exteriores da China disse que manterá comunicações com a Índia por meio de canais diplomáticos e militares e se comprometerá a "restaurar a paz e a tranquilidade" na área de fronteira disputada.

Elaborando a reunião de Moscou, a China disse que Wang disse a Jaishankar que "o imperativo é parar imediatamente as provocações, como disparos e outras ações perigosas que violam os compromissos assumidos pelos dois lados".

 


FONTE: Jornal Aljazeera edição de 11 de Setembro de 2020, Disponível em <
https://www.aljazeera.com/news/2020/09/china-india-agree-disengage-troops-disputed-border-200911010553087.html>

Partilhar
Comentarios
Publicidade